O Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) tem como objetivo promover um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário, garantindo segurança e dignidade para magistrados(as) e servidores(as). Por meio desse programa, o TRT-22 busca enfrentar práticas discriminatórias e criar oportunidades equitativas para todos, independentemente de gênero, raça, etnia ou orientação sexual.
Para implementar essas ações, o TRT-22 criou, conforme a Portaria GP 179/2024, e a Resolução 368/2023, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade.
Entre as principais ações do Comitê, destacam-se a implementação de programas de treinamento e conscientização, a revisão de políticas internas e o monitoramento de práticas inclusivas. Essas medidas visam eliminar barreiras sistêmicas e promover uma cultura de respeito e igualdade no ambiente de trabalho.
O comitê é composto por 10 membros, entre magistrados(as) e servidores(as) do TRT-22, que representam os diversos grupos contemplados pelo programa. São eles:
- Liana Ferraz de Carvalho, Desembargadora;
- Regina Coelli Batista de Moura Carvalho, Juíza Substituta;
- Luciane Rodrigues do Rego Monteiro Sobral, Juíza Substituta;
- Hades Lima Carmo, servidor do 1º grau de jurisdição e representante dos servidores PcD;
- Marconi de Carvalho Sousa, servidor negro lotado na Secretaria-Geral da Presidência;
- Erika Sampaio Carneiro, servidora lotada na Escola Judicial;
- Osmar Rodrigues de Mesquita Júnior, servidor representante LGBTQIAP+;
- Marco Antonio Vieira Fortes, servidor com mais de 60 anos;
- Ana Cristina Soares Bertulani, servidora da Unidade de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
- Kaplann Macklayny Ribeiro Moura, servidora da Secretaria de Governança e Estratégia.
As iniciativas do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade não apenas cumprem as diretrizes do CSJT, mas também refletem o compromisso do TRT-22 em promover um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. Através desse esforço, esperamos construir uma cultura organizacional que valorize a diversidade, assegurando que todos os colaboradores tenham a oportunidade de se desenvolver plenamente, contribuindo para uma Justiça do Trabalho mais equitativa e representativa.
ENVIE AQUI SUA SUGESTÃO, RECLAMAÇÃO, DENÚNCIA, CRÍTICA, ELOGIO OU PEÇA UMA INFORMAÇÃO
Sua manifestação ou pedido de informação (SIC) podem ser acompanhados através do telefone: (86) 2106-9516 ou clicando acima no link: “ACOMPANHE AQUI: RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS, PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OUTRAS MANIFESTAÇÕES". Em conformidade com o art. 5º da Resolução CNJ nº 432/2021.
Formulário para fazer denúncia de situação de racismo no ambiente institucional